Término

Se acha que eu sou selvagem
Você viajou bastante talvez tenha razão.
Mas não consigo ver mais selvagem que vai ser
Precisa escutar com o coração. Coração.
Se pensa que esta terra lhe pertence
Você tem muito ainda o que aprender
Pois cada planta pedra ou criatura
Esta viva, e tem alma, é um ser.
Se vê que só gente é seu semelhante
E que os outros não têm o seu valor
Mas se seguir pegadas de um estranho
Mil suspresas vai achar ao seu redor.
Já ouviu o lobo uivando para a lua azul
Será que já viu um lince sorrir?
É capaz de ouvir as vozes da montanha
E com as cores do vento colorir?
E com as cores do vento colorir…
Correndo pelas trilhas da floresta
Provando das frutinhas o sabor.
Rolando em meio a tanta riqueza
Nunca vai calcular o seu valor.
A lua, o sol e o rio são meus parentes
A garça e a lontra são iguais a mim.
Nós somos tão ligados uns aos outros
Neste arco, neste círculo sem fim.
A árvore aonde irá?
Se você a cortar, nunca saberá.
Não vai mais o lobo uivar para a lua azul
Já não importa mais a nossa cor
Vamos cantar com as belas vozes da montanha
E com as cores do vento colorir.
Você só vai conseguir
Desta terra usufruir
Se com as cores do vento colorir.

Hoje é o dia da entrega do trabalho. Por isto vou colocar aqui, datas comemorativas que ainda não se passaram.

27 de Maio –> Dia Nacional da Mata Atlântica

9 de Junho –> Dia da Ecologia / Dia mundial do Meio Ambiente

17 de Junho –> Dia da proteção das Florestas

14 de Agosto –> Dia do Combate à Poluição

5 de Setembro –> Dia da Amazonia

Como eu já disse no post “Dia da Terra”, todo o dia é dia para fazer essas coisas ou agradecer essas entidades. Mas, colocando um dia específico no calendário é a esperança que temos de lembrar todo mundo, nem que seja por um dia apenas.

Leave a comment »

Criticando com humor

Decidi dedicar ao post de hoje para coisas na internet, que tratam de assuntos ligado ao meio ambiente com humor.

Um sábado qualquer, é um blog de humor que usurfrui de personagens como Deus, a Terra, Adão, Eva, Lúcifer, e até mesmo alguns deuses de religiões politeístas. Nestes quadrinhos que selecionei, tratam de coisas como vazamento de petróleo e lixo.

Leave a comment »

Dia da Terra

Todo dia é o dia da Terra.

E como todo mundo, ela tem seus altos…

… e baixos.

Resta esperar que as coisas boas prevaleçam. Parabéns pelo dia de hoje, querida amiga.

Leave a comment »

Dia do Índio

Tudo que está a nossa volta foi criado a partir de recursos naturais. O consumismo e a industrialização estão gastandp nossos recursos, que são finitos. Mas teve um grupo socioeconomico que sabe, e sempre soube, como usurfruir dos bens da Mãe Natureza: os índios.

Eu me lembro da quarta-série, que um índio foi para a nossa sala de aula, falar sobre sua cultura. Minha primeira impressão foi de decepção: ele estava usando roupas como eu. Mas depois achei muito interessante, e ele até nos ensinou uma canção da chuva, que fiquei cantando repetitivamente durante um mês, enlouquecendo minha família inteira. Tenho até hoje um martelo indígena que comprei e é engraçado pensar nisto: eu considero artesanato, mas eles consideram uma ferramenta.

Este post é o meu jeito de dizer: Feliz dia do Índio! Um beijo especial para eles, que são sustentáveis antes mesmo de criarmos este nome!!

Leave a comment »

Os outros que se virem!

Hoje saiu esta matéria na Folha Online…

“Dieta diferenciada para animais pode reduzir gases-estufa” (clique aqui para abrir a página dela)

Como a própria reportagem esclareceu:

Eles são responsáveis por 9% das emissões de gases-estufa registradas em todo o Reino Unido e 41% das emissões de metano, que compromete o ambiente.

Se considerarmos o resultado a longo prazo, o reajuste da dieta dos animais citados na matéria pode fazer uma grande diferença. Mas vamos ser realistas: os agronomos vão mudar a alimentação de seus animais, se isto prejudicá-los financeiramente? Claro que não.

É muito difícil fazer um ato sustentável que não afete diretamente e imediatamente a sua vida, de uma forma positiva.

A sustentabilidade, quando bem práticada, consta em um pensamento ecológico mas que também preza o lado financeiro (vide gráfico na introdução do blog). Quando os atos não dialogam com a questão econômica, a pessoa não é sustentável, é hippie.

Leave a comment »

Tic. Eco. Tac.

Sábado passado, teve a “hora do planeta”,um movimento no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos. Acho uma atitude muito bacana. Durante um ano, uma hora pode parecer pouco, mas a simples iniciativa, a concientização representada nela, é algo louvável…

.

Um dado interessante, que coletei no site do próprio evento ( http://www.horadoplaneta.org.br/ ): Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Mais de um bilhão!?!?!!? MEU DEUS, isso é muita coisa!!!

Tenho que adimitir que, durante a “hora do planeta” deste ano (26/03 as 21h30), eu não fiquei no meu “apagão proposital”. Mas isto se sucedeu pelo simples fato de que eu não sabia que estava acontecendo isto. Quem mandou se informar apenas pela televisão? É mais do que óbvio o motivo para os noticiários televisivos não noticiarem este ato simbólico: seria como dar um tiro no pé. Eu só tenho o costume de usar a internet para entretenimento ou para fazer trabalhos para a faculdade, mas pelo jeito, vou ter que começar me informar por ela também, um veículo mais abraangente e acessível.

Leave a comment »

Fechando com chave de ouro

Saiu esta matéria no Rede Ambiente (IG):

“Bil Clinton discute a questão Sustentável”  (clique aqui para  ler a matéria)

Em segunda edição, o FÓRUM MUNDIAL DE SUSTENTABILIDADE começou com o ex-governador da California Arnold Schuarzenegger no dia 24 de Março, e terminou com a palestra do ex-presidente Bil Clinton no dia 26.

Tem uma citação desta palestra que eu achei muito legal:

Nenhum de nós pode fazer a diferença sozinho. Mas, se milhões fizerem a mesma coisa, então faz toda a diferença do mundo

Em sua palestra,Clinton se focou na ideia de que sem a participação do coletivo, atos sustentáveis de nada adiantam. Não considerando apenas um coletivo de pessoas, mas um coletivo de países. Não tem como discordar disto.

————————————————————————————————————————-

Achei muito legal a iniciativa deste site do IG, Rede Ambiente. A ideia é divulgar projetos,discussões e acontecimentos que acontecem em torno de temas ecológicos.  Ao invés do meio ambiente corresponder a apenas uma seção, faz todo o veículo midiático, que cobre: sustentabilidade, biodiversidade, educação ambiental, água, clima e o homem e a natureza.

Gostei, recomendo.

Leave a comment »

Atitude

Teve um dia, não me lembro qual exatamente, só sei que foi no meio de fevereiro. Estava eu no ponto de onibus da Dr Arnaldo, como de costume e eis que aparece um cidadão, fumante, magro até demais. Ele apaga o seu cigarro, pega uma latinha de refrigerante amassada que estava jogada na sarjeta, coloca seu cigarro apagado dentro e joga no lixo. Já pensou se todos fossem assim?

Não que eu queira que todos comecem a usar latinhas de refrigerante para depositar os cigarros, eu abomino o fumo e não deveriam fabricar cigarros nunca mais. Mas se todos tivessem esse olhar panorâmico, essa capacidade de ver em algo uma oportunidade para reutiliza-lo, ou mesmo a simples noção de cidadania ao jogar o lixo no lixo, mesmo que o lixo não seja seu…

Se todos tivessem esta atitude, como é que o mundo seria??

Leave a comment »

Invasão gringa

Esta é a matéria que saiu na seção Mercado, da Folha:

“Schwarzenegger se diz contra construção de hidrelétricas”  (clique aqui para acessar a página na Folha Online)

Pois é. Como estudante de jornalismo, me pergunto se o critério de noticiabilidade que pensaram ao publicar esta matéria. E a resposta veio assim que reli a matéria: está claro que eles se preocuparam mais em exaltar a presença do Arnold Schwarzenegger, o que me pareceu deixar a discussão sobre o uso de energias alternativas em segundo plano.

Conforme na nota logo abaixo da notícia, a repórter que fez esta matéria viajou a convite da Seminars. Seminars é uma empresa que organiza eventos com grande repercussão na mídia e no público formador de opinião. Um destes foi, em 2010, o 1˚ FÓRUM MUNDIAL DE SUSTENTABILIDADE, em Manaus.

Uma coisa que acredito merecer congratulações é o fato desta matéria estar na seção de mercado, ao invés de colocar na seção de ambiente. Mostra consciência de que tudo que ocorre no meio ambiente, não é um fato isolado, mas sim uma ação causada e causadora de eventos sociais, econômicos ou políticos.

Leave a comment »

Poluição sonora

Hoje tive que ir fazer uma matéria para a publicação mensal Maria Antônia. A matéria que fomos designadas a fazer (eu e a Beatrice Caparbo) é sobre o trolebus, também conhecido como eletrobus. Ele circula no centro de São Paulo, e cabia a nós descobrir porque o governo o manteve em circulação.

Muitas justificativas surgiram e não cabe a mim, mas principalmente, não cabe a este veículo citar todas elas. O fato é que o trolebus é muito mais econômico, e acaba não poluindo o ar. Acabei andando um pouco de eletrobus e agora sei o quão ambiguo é a afirmação de que ele é um veículo automotor que não polui o ar. Porque você não precisa ter um medidor específico. Você percebe a diferença só com a sua audição: É incomparável!

DSC00228

O cobrador que entrevistamos, Mauro Lemos, não teve vergonha de demonstrar toda a sua paixão pelo trolebus. Sim, acaba sendo mais lento, por precisar de uma cautela ainda maior, devido as redes. Mas ele afirma que o conforto supera qualquer crítica: “Trabalho com trolebus há 13 anos e consigo aproveitar o tempo, lendo, e não sofro de nada. Qualquer um que trabalhe 13 anos em um onibus a diesel acaba ficando um pouco surdo, e quando tem a oportunidade de trabalhar aqui, não quer mais voltar”.

Um dos outros motivos é que a atual lei municipal de redução de poluentes nos transportes prevê o incentivo à tração elétrica, dentre outras modalidades. Pois bem, mas eles só estão presentes no centro e em parte das zonas leste e sul. Para cumprir o seu propósito, deveriam aumentar o percurso, não acham?

Leave a comment »